domingo, julho 23, 2006

A evolução continua...

A Primeira análise das águas ( 1872 )

Na década de 1870, já se podia usufruir das obras de retificação do rio Mumbuca redução de áreas alagáveis no centro do povoado e, entre elas também a recuperação ou a construção de estradas realizadas na década anterior. Havia então boas estradas na freguesia de São Gonçalo do Rio Verde e um caminho para a freguesia de Santa Catarina ( atual Natercia ) passando pelas fazendas localizadas em São Simão, Água Limpa, São Bartolomeu e Três Barras.

O povoado prosperava. Além das casas residenciais surgiam estabelecimentos comerciais, armazéns de secos e molhados e oficinas. Foi então que, a 11 de junho de 1870, a câmara municipal da Campanha autorizou uma despesa quinzenal de 500 mil réis para a construção de uma estrada que partindo das Águas do Lambary atingisse Caldas, passando, lógico por Campanha.
Em 1872, foi formada uma comissão para analisar e fornecer um laudo sobre as fontes de água mineral existentes. Na ocasião, eram duas as nascentes que formavam a fonte gasosa, a fonte Paulinea e a fonte Sulfúrea ou Maria. Nesse mesmo ano, era instituído o serviço de vacinação, tarefa que era de competência do comissário vacinador paroquial e que passava a ser fiscal das águas...
Na ocasião, o fiscal nomeado era Antonio Joaquim do Nascimento, que deveria obedecer o regulamento de vacinação instituído na década anterior, a 17 de agosto de 1864, que normatizava o serviço de vacinação do Império através do decreto n. 464. No procedimento de vacinação da época era usada a linfa dessecada. A 07 de fevereiro de 1874 foi nomeado para fiscal agente das águas Daniel Antonio Xavier, nomeação feita agora pela Diretoria de Obras Publicas da Província, que vinha acompanhando o progresso da povoação das Águas Virtuosas. Começava a construção de uma fabrica de botijas por Eulâmpio César Romagnolli, a quem foi doado uma apreciável área de terreno para esse fim.
A igreja ainda não havia sido construída por esta época, mas já se falava da importante povoação que já contava com 114 casas e cerca de 2.823 habitantes com uma diversificada gama de ocupações. Eram negociantes de fazendas, de molhados e gêneros da terra, ferradores e ferreiros, rancheiros, alfaiates, caldeireiros, carpinteiros, oleiros, fabriqueiros, cigarreiros, celeiros.Já havia uma botica, um dentista, uma casa de bilhares, uma parteira, duas “aulas” de ensino primário, uma publica e outra particular e até um delegado de instrução pública. Produziam-se 7.000 arrobas de fumo e a plantação de café já se desenvolvia na região.
Três acontecimentos aceleram o progresso
Mas foi na década de 1880 que um surto de progresso bem maior fez-se perceber, devido a três fatores:

O primeiro– a fixação de residência de um medico campanhense recém-formado, o Dr. Eustáquio Garção Stockler. O seu interesse de exploração das águas com fins medicinais fez com que se recuperasse o balneário ( inaugurado em 1872 ) que já precisava de reformas, que se obtivesse licença para exportação das águas cuja autorização veio através da lei n.3561 de 25 de julho de 1888. A empresa exploradora e exportadora das águas foi fundada pelo dito médico com um sócio, o Dr. Bandeira de Mello.

O segundo– fator de desenvolvimento da povoação nessa década foi a presença da estrada de ferro Minas – Rio até Três Corações do Rio Verde, cuja primeira locomotiva ali chegou em 18 de outubro de 1883. A ferrovia incrementou o progresso da região, concorrendo com maior freqüência das águas, apesar de estar a cerca de 50Km da estação mais próxima.

O terceiro – acontecimento foi a chegada e fixação de dezenas de famílias italianas na localidade, oriundas de Campânia, província de Basilicata, entre Nápoles e Calábria, que trouxeram um aumento de atividades do comércio no povoado. Enquanto era concedidos lotes aos novos habitantes e abriam-se ruas, construíam-se casas, aumentava-se o prestigio político do Dr. Eustáquio Garção Stockler, que em 1887 já tomava assento na Câmara de Vereadores do Município da Campanha.

A política ajudando o crescimento. “ A Peleja”

Dois vultos mineiros vieram em apoio ao trabalho do Dr. Eustáquio na Câmara de Campanha: Dr. Américo Werneck, vindo residir a 1889 em sua Fazenda dos Pinheiros na Nova Baden, e o Dr. João Bráulio Moinhos de Vilhena Junior. O primeiro jornalista e engenheiro de grande influencia política e propagandista da Republica, alem de escritor. O segundo, medico da tradicional família campanhense, que mudou-se em 1890 para Águas Virtuosas, após ter clinicado na capital federal, o Rio de Janeiro.
O grupo do Dr. Eustáquio se fortificou e conseguiu elege-lo e ao Dr. João Bráulio deputados ambos com 73 votos cada nas eleições de 25 de janeiro de 1891. No mesmo sufrágio o Dr. Américo Werneck recebia 73 votos para senador estadual. Os esforços empreendidos pelo grupo para a criação do Distrito de Paz, desta vez, das Águas Virtuosas coroaram de êxito naquele mesmo ano, a 16 de setembro de 1891, portanto, já eram escolhidos os Conselheiros Distritais das Águas Virtuosas, Vereadores e Juizes de Paz. Durante toda a década de 1890 o distrito gozou de renome na região sul mineira. O Dr. João Bráulio se reelegera, o Dr. Werneck tornara-se Secretario da Agricultura. O grupo político mantinha-se coeso e criou um jornal “A Peleja” que, dirigido pelo Dr. Eustáquio, viria a se tornar o arauto político mais importante de toda a região. Contava com colaboradores e colunistas como: Américo Werneck, Ferreira Brandão , João Brandão , João Luis Alves, considerados os melhores da época. O jornal teve dessa forma uma importância destacada na formação da opinião política e na formação de lideranças que viriam beneficiar o crescimento do distrito. Enquanto o Dr. Eustaquio conseguia a intendência da Campanha
a aprovação de um projeto de saneamento e embelezamento da vargem ( região situada entre o rio Mumbuca e a antiga
rua Direita, ou seja, o centro atual de Lambari ), novas famílias de italianos e também franceses se estabeleciam no local, trazendo um aumento do comercio de quinquilharias e pequenos objetos de fantasia, já trazendo “Lembrança de Lambari”. Eram as iniciativas particulares trazendo o progresso. Em 1894 um galpão foi construído pela Companhia União Industrial para o engarrafamento da água e o reaparelhamento do balneário. A 24 de março deste ano de 1894 era inaugurada a estação ferroviária, com a chegada do primeiro trem de passageiros da Estrada de Ferro Muzambinho. Desde 1884 já funcionava o Hotel Melo. Agora, dez anos depois, começaram a surgir outros hotéis e pensões.Entre eles, Hotel Central, Hotel Bibiano, Hotel dos Estados, Hotel Brasil, Hotel União, Hotel Lambari, Hotel Mineiro, Hotel Muzambinho. Em 1898, funcionando em prédio adequado no que viria a ser o futuro Hotel América, foi criado o Instituto Cirúrgico e Ginecológico, pelos médicos Dr. Duarte Peres Rego Monteiro e Dr. João Bráulio Junior, o primeiro hospital de Lambari.
Tal desenvolvimento se deveu à autonomia conquistada com a criação do Distrito de Paz, quando os problemas passaram a ser resolvidos pelos membros do conselho distrital na própria localidade e, como foi dito, pela atuação da iniciativa particular. Acrescente-se a força de “pessoas citadas acima, que tinham uma grande influencia política nas altas esferas do poder da época”.

Uma Nova Província

Em 1887, num projeto de lei do senador do império Dr. Joaquim Floriano Godoy, foi criada a província do Rio Sapucay que passou a ter a representação política de 8 deputados e 4 senadores na assembléia geral legislativa e 32 membros na assembléia da província. A nova província tinha 8 distritos e no projeto apresentado e aprovado a província tinha 8 distritos. Do sexto distrito contavam: Santo Antonio do Vale da Piedade da Campanha,Bom Jesus de Lambari, Nossa Senhora da Saúde das Águas Virtuosas, Três Corações de Jesus, Maria José do Rio Verde, Espírito Santo da Mutuca,São João Batista do Douradinho, São Gonçalo do Sapucahy, Sant'Anna do Sapucahy e Santa Isabel. A capital da província recém-criada era Taubaté. Isto quer dizer que naquele período áureo de desenvolvimento de Lambari, conforme vimos anteriormente, período em que a influencia de Lambari sobrepujava ate as regras impostas por Campanha, veio uma mudança administrativa, que veio a mudar o eixo das decisões administrativas. Com ela jogou-se para Taubaté o centro das decisões do clero, saindo de Campanha para o Vale do Paraíba, o que veio favorecer o fortalecimento daquela região, a criação dos municípios de Aparecida e São José dos Campos. Em compensação, passamos a ter um respaldo maior do Estado em razão da influencia de nossos políticos mais ligados á capital.

Um novo Município

Antes da instalação de um município é formada a sua câmara de vereadores. Para a instalação da Câmara Municipal das Águas Virtuosas aconteceram 5 sessões preparatórias, de 23 a 27 de dezembro de 1901, presididas por Bibiano José da Silva.
A primeira sessão ordinária da Câmara, coincidiu com a instalação do Município das Águas Virtuosas no dia 1 de janeiro de 1902. Nesse dia foi feita a eleição para presidente da Câmara, que veio a ser João de Almeida Lisboa Junior. Elegeu-se para vice-presidente da câmara, Gabriel Romão Carneiro. Participaram dela, além dos citados presidente e vice eleitos, Bibiano José da Silva, Martinho Vaz Tostes, Egydio de Lorenzo, Joaquim Manoel de Melo, Deusdedit Vieira, Francisco Antonio Correia e Oscar Pires Pinheiro.
A sessão foi feita com muita pompa e contou com a presença do juiz de Direito da Comarca, Dr. André Martins Andrade, do promotor de justiça Dr. Gabriel Valadão. Após uma homenagem feita ao então Presidente de Minas Gerais, Dr. Francisco Sylviano de Almeida Brandão, discursaram diversas personalidades entre elas, o publicista e político Dr. Américo Werneck. Na mesma sessão foi eleito o primeiro Agente Executivo das Águas, Dr. Garção Stockler, cargo que veio a substituir aquele de Agente Fiscal das Águas, ate aquela data, indicado pela Câmara da Campanha. A posse do Dr. Garção Stockler deu-se no dia 09 de janeiro de 1902, quando foram criadas as comissões de Finanças, Obras Publicas e de Redação. Tanto o regimento interno da Câmara, quanto as Leis Municipais foram provisoriamente adotadas de Campanha com pequenas alterações de seus textos e aprovadas pela nova Câmara. A instalação do município por Lei Estadual n.663, de 18 de setembro de 1915, só veio a ser promulgada em 15 de junho de 1917. Futuramente, Águas Virtuosas passaria a Comarca, em 24 de janeiro de 1925, compreendendo, além de Bom Jesus de Lambari, também os municípios de Cambuquira e Conceição do Rio Verde.
O primeiro Prefeito nomeado

Américo Werneck, considerado o artífice de Lambari, nasceu a 19 de março de 1855, em Bomposta no Estado do Rio. Formou-se em engenharia em 1877 pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Foi prefeito interino de Belo Horizonte e Secretario da Agricultura no governo de Sylviano Brandão. Além de engenheiro foi publicista, escrevendo vários romances, entre eles, “Morena”, “Graciema e Juraci”, “Judith e Lucrecia”.
Foram 22 os prefeitos nomeados pelo governo do Estado ate 1947, sendo Américo Werneck o primeiro deles, em 12 de maio de 1909, através do Decreto de Nomeação do então Governador do Estado, Dr, Wenceslau Braz Pereira Gomes – Decreto n.2528.(Já o primeiro prefeito eleito em 1947, Dr. Helio Monteiro de Toledo Salles havia sido indicado naquele mesmo ano, vindo a ser escolhido também em sufrágio direto. Novamente, no período da ditadura militar passamos a ter novamente as nomeações. E, finalmente, com Renato Nascimento, passamos a exercer definitivamente o direito do voto).
Político eminente, jornalista, Américo Werneck foi um grande visionário. Transformou a terra que veio administrar, abrindo avenidas largas, construindo o complexo do Cassino, Parque Wenceslau, Lago Guanabara e suas gôndolas, o Farol. Trouxe e executou a rede elétrica da cidade, uma fabrica de gelo e executou o serviço de abastecimento de água. ( obras que custaram 3.000.000 (três milhões de cruzeiros ) e que vieram a ser inauguradas pelo Presidente Marechal Hermes da Fonseca, em 22 de abril de 1911 ). Numa escritura publica de 13 de julho de 1912, passou a ser arrendatário da estância. Passados alguns anos Américo Werneck entra em litígio com o governo do Estado, o que trouxe sérios prejuízos para a cidade e que aconteceu em decorrência de divergências com Raul Noronha Sá (de Caxambu ) e também influente na Capital. Na defesa do Estado na referida briga jurídica estava Rui Barbosa. Durou alguns anos a demanda judicial que finalmente foi ganha por Rui Barbosa. Em 1927 o governo estadual assume a administração das águas. Desgostoso, Américo Werneck se afasta do cenário político, mas suas obras sempre o farão presente na memória dos lambarienses....

Nenhum comentário: