sexta-feira, julho 21, 2006

A LENDA.

A LENDA
Contam que, por volta do ano de 1870, na cidade de Campanha, um africano de nome Antônio de Araújo Dantas, revelou ao môço de nome Tancredo a existência de águas curativas, que existiam atrás da serra, numa nascente perto de um riacho.
Tancredo era noivo da môça de nome Cecília, filha de Antônio Alves Trancozo, que submetia a filha a longo tratamento médico, mas já sem esperança de curá-la.
Tancredo insiste com o futuro sogro para ir ao lugar e levar a filha, êste aquiesceu e resolve vir em busca da cura por meio das águas virtuosas.
Aqui ficou por algum tempo e sua filha com o uso das águas durante uns 20 dias apenas, nada mais sentia de seus antigos males. Uma vez curada, procura Antônio de Araújo Dantas para agradecer-lhe a indicação das águas, ao que êle responde: - Ah... tá veno só, mecê veio mofina, ta forçuda!... Carece
gardecê a Vige?! Cecília radicou-se ao lugar por uma afeição de grande agradecimento e, devota que era de Virgem Maria, pediu a seu pai para construir uma capela, sob a evocação de Nossa Senhora da Saúde, na qual, após a bênção pelo Capelão da Campanha, se realizou o seu casamento com Trancredo.

Nenhum comentário: