domingo, dezembro 03, 2006

Srº Paulo Grandinetti Viola

Seu Paulo Grandinetti Viola, hoje com 88 anos de idade. Filho da lambariense, D. Thereza Grandinetti Viola, que deu nome a uma rua de Lambari e de Seu Salvatore Viola, italiano ,que foi morar em Lambari no final do século XIX. Seu Paulo é casado com a carioca D. Ignez de Mattos Viola, tem seis filhos e cinco netos , mora desde os 33 anos de idade na cidade do Rio de Janeiro , porém seu coração jamais deixou Lambari Seu Paulo participou ,como orador eloquente, dos destinos políticos da cidade, que acompanhou sempre de perto. Costumava ter amigos tanto na situação, quanto na oposição.Seu maior sonho - não realizado - foi ser Prefeito de Lambari. Junto com Renato Nascimento, outro lambariense ilustre, ex- Prefeito , foi amigo pessoal do Presidente Tancredo Neves , que sempre se interessou por Lambari, visitando-a frequentemente ao longo de sua vida política. Sua mãe, d. Threreza, era irmã de outra lambariense ilustre,D. Silvia Grandinetti, matriarca da cidade, de grande força moral, conhecida e estimada por todos os lambarienses de seu tempo. Por iniciativa de Seu Paulo foi criado o Bairro Silvestrini cuja área foi loteada e vendida segundo seu projeto junto ao proprietário do terreno, Pedro Silvestrini. O maior orgulho de seu Paulo foi ser responsável pela construção da Igreja de São Judas Tadeu, no Bairro Silvestrini. Foi grande o seu empenhou junto ao bispo da cidade de Campanha, de então, Dom Otto, porque o pároco do município, Padre Leal, não mostrou interesse pelo projeto da igreja quando seu Paulo com ele conversou inicialmente. Também foi de sua iniciativa a coleta de donativos e a sua coordenação, até o que a pequena igreja ficasse pronta. A maior tristeza de seu Paulo é chegar ,hoje, em Lambari e não mais encontrar quase ninguém de seu tempo... de seu bom tempo de serestas, bailes, Cassino e veranistas ilustres...

CÂMARA MUNICIPAL DE LAMBARI HOMENAGEIA PAULO GRANDINETTI VIOLA

Bairro Silvestrini, Lambari, Minas Gerais

Em dezembro de 2004, a Câmara Municipal de Lambari, por votação unânime de seus vereadores, aprovou o Projeto de Lei n. 61/2004, de autoria do vereador Jorge Luiz Martins e outros, instituindo a “Rua Paulo Grandinetti Viola”, no Bairro Silvestrini, que outrora fora a Chácara de dona Mariquinha, do seu Afonso.Referido projeto de lei, sancionado pela Prefeita Municipal de Lambari, Nely Fernandes Arantes Bahia, se converteu na Lei Municipal 1460, de 29.12.2004 e foi justificado com honrosa mensagem in memorian subscrita pelo vereador, Marcio Biasio de Oliveira, que pediu o encaminhamento da matéria para votação.Vereador Marcio Biaso de Oliveira, da Câmara Municipal de Lambari

Dona Silvia Grandinetti , é uma criatura que, sem dúvida, merece destaque no painel dos lambarienses mais ilustres. Falecida na década de 80, escreveu uma história de heroísmo e bravura na criação de uma grande família. Moradora na Rua dos Italianos, professora emérita, tornou-se conhecida e admirada por sua dignidade pessoal e seu extraordinário espírito de fraternidade e de solidariedade humana. As mais terríveis tempestades jamais lhe abalaram o ânimo e a disposição servir. Marcou seu tempo com especial dedicação à causa de Lambari, deixando um extraordinário legado de exemplo pessoal ,à serviço de um mundo melhor.

Um comentário:

Paulo Leal Fernandes disse...

Lembro-me de minha mãe e minhas tias falando que meu avô, Romeu de Lima Leal contribui com donativos para a construção da Igreja de S.J Tadeu no Bairro Silvestrini.
As lembranças que eu tenho de Lambari são muito marcantes.Meu avô quando faleceu,nos deixou uma casa no Bairro Silvestrini,casa que era a sede da fazenda.Da varanda da casa podiamos ter uma visão muito bonita da estrada de Caxambu,a Igreja sendo construida e a Serra da Campanha ao fundo.
Afinal para um garoto nascido e criado em Copacabana,bois, vacas e cavalos pareciam seres do outro mundo já que só os conhecia por fotos.
Tempos muito bons.
Quem da minha geração não passou férias em lambari, não viveu.