terça-feira, maio 22, 2007

Congadas





História das Congadas
Texto pesquisado e escrito por Clarice Franco, lambariense e admiradora do folclore de Lambari, revisado por Laura Della Mônica autora do livro “Turismo e Folclore” (Editora Global).

A Congada é uma manifestação folclórica que acontece de norte a sul do País desde os tempos dos vice-reis.
O padroeiro da Congada é São Benedito, o Santo negro que traz nos braços o menino Jesus e é venerado por grande parte da população brasileira. Por Ter sido cozinheiro no convento Franciscano de Santa Maria, em Palermo (Itália) é considerado o patrono da arte culinária. As donas de casa a ele recorrem para que não falte comida em casa, os que sofrem de males de estômago para que a comida não lhes faça mal e outros.

A Congada é, pois o ritmo afro-brasileiro em que cada um dá o melhor de si para homenagear o milagroso São Benedito.
É talvez o folguedo folclórico mais significativo e popular do Brasil.
Seu inicio, no século XVIII era uma manifestação épica sabiamente introduzida pelos Padres Jesuítas, destacando as tradições de Angola e do Congo. Uma adaptação da “Canção de Rolando”, epopéia francesa, que retrata a luta entre os mouros e os cristãos. Com a Congada a igreja conseguiu conciliar o instinto guerreiro do negro, suas tradições e a verdadeira cruzada religiosa.
A Congada é composta de várias partes, como exemplo, o cortejo e a embaixada. No cortejo os participantes saem pelas ruas em fileiras, ao som e ritmos das caixas, pandeiros, reco-recos, cuícas, triângulos, apitos, chocalhos, sanfonas e violas, divididos em grupos, tendo cada um deles um Rei, com indumentária mais esmerada. Uns representam os cristãos e são comandados por Carlos Magno, Rei de Alexandria, outros representam os mouros ou turcos, tendo como chefe o rei da Turquia. O cortejo tem inicio com as “Bandeireiras”, moças vestidas de branco, carregando os estandartes do Divino Espírito Santo, do Anjo da Guarda, de Nossa Senhora do Rosário, e de São Benedito.

A Congada em Lambari, acontece de e 07 a 13 de maio e possui características que diferem de outros Grupos, notadamente a figura da Princesa Isabel.
A embaixada é o momento mais emocionante da Congada, pois se trata de um teatro popular representado diante da igreja do Santo. A representação teatral possui parte falada e outra cantada (em solo e coro), entremeadas de coreografia, imitando luta de espadas que sempre termina com o batizado de todos, tornando-se cristãos. Finalizam a parte dramática cantando versos como este:
“Com o favor de Deus esta batalha acabou”.

A batalha está vencida, rei do Congo que ganhou.”

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

nosssa q bonito

Anônimo disse...

Me ajudou bastante como trabalho de escola, obrigado!