segunda-feira, maio 28, 2007

Indústria de aço inox de Minas despertam para a cooperação

Indústria de aço inox de Minas despertam para a cooperação

Menos de um ano depois de se juntarem pela primeira vez para discutirem crescimento conjunto, as empresas de equipamentos de aço inox de Lambari, no sul de Minas, mostram que aprenderam a lição da cooperação. Diminuição de custos com transporte e matéria-prima são alguns dos benefícios que o grupo de dez empresários agora pode transformar em competitividade.

"A cidade tinha várias empresas, mas uma não conversava com a outra. Quando fizemos uma proposta de trabalho do setor eles assumiram o compromisso e hoje são um grupo coeso", observa a coordenadora estadual do projeto, Débora Rabelo. A iniciativa, que leva o nome de 'Projeto Aço Inox na região de Lambari', pretende diminuir os custos das dez empresas de equipamentos em aço inox em 11% e aumentar as vendas em 10% até o final de 2007.

Hoje as indústrias atuam juntas em momentos estratégicos e por iniciativa própria. "Negociando com uma transportadora que trazia matéria-prima para Lambari conseguimos cortar pela metade o custo do transporte", comemora o empresário Elson Teixeira. A economia alcançada com a primeira entrega conjunta animou os empresários para outras ações, como a gociação com um fonecedor de peças. Desta vez, a economia foi de 25%. "O projeto deu o empurrão e a gente embalou", diz Elson Teixeira.

Juntos e com o apoio do Sebrae eles também já conseguiram do banco Bradesco linhas de crédito especiais. O espírito de cooperação fez com que as indústrias dividissem até clientes. "Quando estou com muitos pedidos, entro em contato com outra empresa para me ajudar. O importante é que a encomenda não sai mais de Lambari", ensina Elson, de apenas 26 anos. "O mercado não é mais o mesmo de 20 anos atrás. O empresário cabeça dura pode até sobreviver, mas fica difícil crescer se não tiver união", acredita o jovem empreendedor.

Elson faz parte de uma segunda geração de empresários do aço inox na cidade e comanda com sucesso, junto ao irmão, os negócios iniciados pelo pai. A empresa dele fatura hoje 12 vezes mais que há cinco anos. O número de funcionários aumentou de quatro para 30 e a modernização do maquinário também garantiu maior produção. "Começamos como todos, com equipamentos para laticínios. Depois expandimos para as áreas química e hidromineral. Agora estamos entrando no setor de cosméticos e vamos abrir uma empresa para fabricar móveis em inox", conta o empresário.

A diversificação livrou a empresa da concorrência excessiva, já que são poucas as empresas brasileiras que fabricam equipamentos para mineração de água, por exemplo. Aumentar o leque de produtos também ajudou a diminuir o impacto das flutuações do mercado. "O ramo de laticínio estava em crise há poucos anos e a demanda diminuiu. Agora já melhorou de novo", relata Teixeira.

"O grupo cresceu bastante desde o começo do projeto, que não tem nem um ano", avalia Débora Rabelo. Em 2005, os empresários receberam o apoio de consultores especializados para a organização da produção e a gestão financeira. As consultorias irão continuar este ano e o grupo também irá participar de feiras, uma oportunidade de ampliar mercado.


AÇO INOX EM LAMBARI

Empresas participantes


Biasinox Indústria e Comércio.

Artesul Inox Indústria e Comércio

Minas Inox Indústria e Comércio

Inoxmilk Indústria e Comércio

Multinox Indústria e Comércio

Inoxul Indústria e Comércio

Fibrav - Fibra de Vidro de Lambari

Injesul Plásticos Indústria e Comércio

MML Indústria e Comércio

Lambari Inox Indústria e Comércio.


Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário: