sexta-feira, setembro 21, 2007

História (Eles Merecem)

Fundada em 1978, a Associação Comercial, Industrial, de Agronegócios, Serviços, Profissionais Liberais e autônomos de Lambari têm como missão promover o desenvolvimento do comércio e indústria, atendendo as necessidades dos associados, procurando fortalecê-los através de parcerias que promovam a sua capacitação, gerando assim, mais empregos e melhorias da qualidade de vida e tornando a ACIL uma referência regional. Atualmente, com mais de 300 associados, 16 diretores, 08 funcionários e dois estagiários, sua política de trabalho é “Manter sempre a qualidade dos serviços prestados visando a satisfação dos associados, através do aperfeiçoamento dos recursos humanos, considerando a relação integração entre associado, diretoria e funcionários” .
Para conquistar esse importante espaço que ocupa hoje, percorreu um árduo caminho, o qual exigiu grande dedicação de alguns diretores e de toda a equipe de colaboradores.
Apoiada por inúmeros comerciantes, a ACIL foi criada em 10/09/78 pelo Sr. Antônio Henrique da Cruz, um grande empreendedor da época, no Sul de Minas e que, na ocasião, também era diretor da ACMINAS (Associação Comercial de Minas) e acabou fundando um associação comercial na cidade, por acreditar no desenvolvimento empresarial do município.
Foram sócios fundadores os seguintes associados: Francisco Castro Netto, Sebastião Luis Fernandes, José de Lorenzo Filho, Clóvis Lopes Chagas, Orsival Lopes Siqueira, Marcos A. Nable Viola, Manoel Viola Neto, Manoel Augusto da Silva Ramos, Jairo Ferreira, José Sgarbi Astério, João Bibiano Siqueira Filho, José Carneiro Fernandes, João Nery Ximenes Bueno, Antônio Basílio de Carvalho, José Nivaldo Ferreira, Walter Junqueira, Rômulo Giacoia, Roberto Nascimento, João Guimarães, José Expedito Pereira, Antônio Yassuo Shima, Luiz Nunes dos Santos, Ronaldo Raimundi, Edilberto Fernandes, Antônio Urbano Vilela, José Umbelino Vilela, Rômulo Viola.
A ACIL ficou inativa por alguns anos e foi impulsionada em 1986, pelo empresário Sr. Milton Maurício Léo, proprietário da empresa de caldeiras MML. Milton exerceu o cargo de Presidente por alguns anos, deixando a entidade nas mãos do Sr.Vitor Franco, que dirigiu a ACIL, por 6 anos; época em que a entidade passou por uma grande crise em função de vários fatores, inclusive a crise que o comércio e a indústria local atravessavam. Em 1997, em uma eleição bastante disputada, o atual grupo assumiu o comando, tendo novamente, o Sr.Milton Léo como presidente; quem dispôs de participação mais ativa, dinamizando os serviços e alcançando a credibilidade que a entidade tanto precisava para começar a levantar o desenvolvimento empresarial no nosso município.
Mas, por motivos particulares, Milton se afastou e na época, seu vice era o Sr. Vitor que não se encontrava mais em Lambari. Sendo assim, a ACIL, realizou uma espécie de gestão parlamentar. A participação e a presença maciça da diretoria nas reuniões permitiu que as questões fossem tratadas e discutidas por todos. Quando havia dúvidas, as questões eram colocadas em votação, e a maioria decidia, com total adesão da minoria. Vencido o tempo desta gestão, o grupo insistiu para que o Sr. Reynaldo de Moraes assumisse a Presidência.
A partir de 1994, ACIL deu um grande salto, tanto quantitativo como qualitativo. Foi a primeira Associação a gerenciar um serviço público, administrando um posto telefônico; instalou uma rede de descontos médico e odontológico, além de outras atuações na área de saúde. Esta rede de descontos chamada ACILMED é única no Brasil, em nível de associação comercial. Esse plano proporciona descontos significativos no atendimento médico e odontológico, para associados e funcionários das empresas associadas. A qualidade e o atendimento das consultas médicas são comparados a um plano de saúde particular.Outra iniciativa da atual diretoria foi firmar parceria com o Banco do Brasil, para instalar no prédio da ACIL, o Banco Popular do Brasil, que atende toda a população, facilitando os pagamentos de boletos, contas de água, luz, telefones etc.
A Diretoria providenciou a mudança do estatuto, permitindo que toda atividade empresarial pudesse ser inserida no quadro de associados, proporcionando assim, um aumento no número de empresas e pessoas associadas.
A partir do ano 2000, vários projetos foram desenvolvidos, como o projeto “Empreender”, que contou com apoio do SEBRAE e mobilizou vários segmentos da nossa economia como: núcleos de taxistas, de contadores, de artesanato, açougues e lojistas, setor que mais progrediu e conquistou vida própria. Atualmente, o melhor e mais promissor projeto empreendido pela ACIL, é o Arranjo Produtivo Local – APL, que reúne o setor de inox, em parceria com a FIEMG e o SIMMMEI de Itajubá.
Recentemente foi construído um três auditório, no segundo pavimento da ACIL, sendo um com capacidade para 80 pessoas, dispondo das melhores formas tecnológicas de projeção, vídeo e áudio, com possibilidade também, de vídeo conferência e mais duas salas para reuniões de grupos empresariais com capacidade para 15 pessoas.
Em parceria com alguns vereadores, entrou na discussão sobre a licitação das águas minerais em 2002, e, com outras Ongs do circuito sagrou-se vencedora, derrubando uma decisão do governador Itamar Franco, preservando assim os interesses da nossa cidade.
Campanhas de cestas básicas para distribuição entre as entidades assistenciais.
Campanha para recuperação da Br 460, inclusive com a vinda do Ministro dos Transportes em nossa sede onde se comprometeu com a recuperação em 2003.
Homenageou voluntário ilustre em uma recepção no cassino em 2001. Patrocinou inúmeras iniciativas esportivas em diversas oportunidades nas modalidades de ciclismo, atletismo, jiu-jitsu, futevôlei, peteca, hipismo, futebol, futebol de salão, escalada, vôo livre, etc. Patrocinou encontro de jipeiros.
Patrocinou várias peças de teatro.
Recuperou o canteiro da nossa Bouganville, possibilitando mais infiltração de água, além da revitalização, através da poda e de limpeza dos galhos, e a colocação de placa indicativa de seu recorde de tamanho registrado no Guiness Book.
Promoveu várias vezes, no dia da criança, ruas de lazer com brinquedos gratuitos.
Participa ativamente de vários conselhos municipais.
Promoveu o Empretec em 2002.
Promoveu inúmeros cursos de capacitação para o comércio e para a indústria.
Estes são alguns projetos e iniciativas que esta diretoria da Acil vem fazendo desde 1998.
Hoje, contamos com 345 associados e mais de 5 mil usuários na rede de descontos.
Visite-nos! Venha conhecer esse patrimônio que também é seu!
fonte: www.acillambari.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Прикольная идея, как долго ожидать публикацию нового материала и вообще стоит ожидать ?